Os animais mais exóticos e estranhos do mundo

Vamos entender o que são animais exóticos


peixe exótico lampreia com boca assustadora cheia de dentes

Animais exóticos são aqueles que  foram trazidos, por ação humana intencional ou acidental, de seu habitat original para uma determinada região onde ainda não existiam. Porém, hoje em dia, as pessoas se acostumaram a chamar de exótico a animais de estimação que não são tão comuns nos lares, como os cães e os gatos. 

Em outra matéria sobre animais mostramos outros bichos exóticos e estranhos que ajudam a ciência com seus venenos e outras características, mas nessa postagem mostraremos abaixo as fotos de bichos muito feios ou dos animais mais estranhos do Brasil e do mundo,  mas que  são reais e você ainda pode não tê-los conhecido.


1-Lampreia

peixe lampreia sugando pedras no fundo do rio para se segurar
A Lampreia é uma designação que se dá a diversos peixes com boca em forma de círculo de água doce. As lampreias tem forma de enguia e escamas que secretam um tipo de muco gosmento pelo corpo. 
peixe lampreia mostrando suas presas ao atacar
Lampreia ao ataque
Algumas lampreias,  da especie que se alimenta de sangue, possuem um anel de cartilagem fortalecendo sua boca para aguentar o embate com suas vítimas. elas se prendem ao corpo de outros peixes com seus dentes e sugam o sangue deles por meio de buracos feitos por sua língua raspadora e para que o fluxo sanguíneo não se interrompa, esses animais assustadores são dotados de glândulas com substâncias anticoagulantes.

Existindo mais de 20 espécies distintas e mesmo sendo esse animal bizarro um verdadeiro predador-parasita, as lampreias são muito apreciadas em pratos finos no sul da Europa. Alguns restaurantes as servem no famoso arroz de lampreia ou assadas em espetos cobrando, em algumas casas, até 80 euros.


2-Birgus Latro

caranguejo gigante na andando na praiaApesar de se parecer muito com uma aranha ele não é um aracnídeo. Esse é o Birgus latro, popularmente conhecido como caranguejo dos coqueiros.
O caranguejo de coqueiro é um animal diferente e gigante que chega a medir 1 metro de comprimento  sendo simplesmente o maior invertebrado com exoesqueleto do mundo que a ciência conhece.
Esse bicho esquisito, ladrão de coco, ocorre exclusivamente na Austrália, Madagascar e em algumas belas ilhas dos Oceano Índio e Pacífico. Eles se alimentam principalmente de...(avinhem) de coco, de outras frutas, vegetais, alguns pequenos animais como ratazanas, gaivotas e também de carniça.


3-Axolote

anfíbio exótico axolote nadandoAxolote ou Axolotle, é um tipo de anfíbio que fica na água por toda a vida em oposto ao que acontece aos seus parentes, os sapos. Seu nome faz referência  ao deus mitológico Xolotl dos antigos astecas e seu único habitat natural são os lagos próximos da Cidade do México. 

Por terem uma espantosa capacidade de regenerar partes do corpo (até mesmo locais sensíveis como o cérebro e o coração)   esses animais fofos e diferentes são frequentemente estudados por cientistas, existindo até mesmo  um grupo de freiras mexicanas, que há anos,  utilizam o Axolote na fabricação de um famoso xarope para tosse. A fórmula é mantida em segredo entre as irmãs de um convento em Pátzcuaro sendo passada de geração a geração.

O Axolote é possível e curiosamente o animal exótico que está em inúmeros países espalhado  através  das lojas de animais, mas que se encontra quase extinto na natureza. 

4-Peixe papagaio azul
 peixe exótico papagaio azul no fundo do mar

Esse é um peixe muito simpático que além da aparência, tem nomes engraçados pois também é conhecido como bodião azul. Por ser tão azulado e aparentar estar rindo o tempo todo, ele se assemelha muito a um desenho animado. 

O peixe papagaio se alimenta de pequenos moluscos e algas, podendo ser encontrado nas Bermudas, no Oceano Atlântico, Bahamas e aqui no Brasil.


5-Macaco narigudo

Macaco feio de nariz grande gritando
O macaco-narigudo (Nasalis larvatus) vive na Ilha de Bornéu. Foi descoberto em 2011 e em 2013 foi eleito o macaco mais feio do mundo. Assim como as vacas eles mastigam seu alimento,engolem e depois regurgitam-no para mastigá-lo novamente.

Seu nome popular, só de ver, já se descobre que vem do tamanho do nariz dos machos. Os machos com maior nariz, geralmente são mais corpudos, tem os testículos maiores e fazem um barulho mais forte que os demais, através do nariz, para atrair as fêmeas, ou seja: são dos narigudos que as macacas gostam. Estes primatas de nariz saliente são tão hábeis para nadar que ganham dos crocodilos em velocidade, é lamentável pois esse feinho simpático está em extinção.


6-Peixe morcego

peixe abissal estranho com forma de morcego e boca vermelha
O peixe morcego é um peixe abissal comum na Costa do Brasil e possui um corpo achatado em forma triangular além de ter uns lábios avermelhados que mais parecem uma boca cheia de batom.

Ele sai à procura de suas presas sobretudo à noite, sendo auxiliado por suas barbatanas para andar no fundo das águas buscando por moluscos, crustáceos e ouriços do mar para sua dieta, mas cuidado! As suas barbatanas dorsais são venenosas e ficam espinhosas na fase adulta.

7-Peixe bolha

Peixe exótico com aparência de pessoa triste ou deprimida
Nome científico: Psychrolutes marcidus, chamado de peixe gota ou peixe bolha é mais um animal  exótico das águas profundas da Austrália e Tasmânia que é muito difícil de se ver pois habita as profundezas das águas suportando com seu corpo gelatinoso altas pressões.

O peixe-gota (também chamado de Blobfish em inglês) foi eleito em 2013 pela Ugly Animals Preservation Society , como o "peixe mais feio do mundo".


8-Diabo espinhoso

lagarto com pele cheia de espinhos no deserto da austrália
Apesar do nome esquisito ele é um réptil dos desertos da Austrália que come somente formigas. Como os camaleões, o diabo espinhoso consegue controlar sua cor se camuflando no ambiente por onde passa. Esse lagarto tem também uma protuberância em sua nuca que simula uma cabeça. Ao ser abordado por predadores ele põe sua cabeça verdadeira entre as patas da frente mostrando a outra que é falsa com intuito de confundi-los.

9-Lagarto tatu

lagarto mordendo a própria cauda formando um círculo para se proteger
O lagarto tatu é uma espécie de bicho exótico que habita os desertos do sul da África. Comem insetos e quando ameaçados mordem a ponta da cauda  se enrolando e formando um círculo de escamas, quase do mesmo modo que alguns tatus fazem, vindo daí seu apelido: lagarto tatu. Esse réptil é bastante confundido com o seu parente australiano, o diabo espinhoso.

Comentários

  1. Se olhar direitinho o Lagarto Tatu e o Diabo Espinhoso não são tão parecidos assim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO