Mistérios Obscuros do Vaticano - Parte 1

Um bispo sentado na cadeira tendo documentos obscuros no colo, Hitler a sua direita e um demônio a sua esquerda

Atrás das suas paredes existem os segredos mais bem guardados e cobiçados da humanidade, acumulados através dos séculos, que são mantidos dentro das sombras de cofres blindados cujo conteúdo pode mudar os rumos da   história.

As limitações colocadas pelo Vaticano para se ter acesso a documentos de seus arquivos secretos, só contribuem para aumentar o mistério e as especulações que as pessoas vão fazendo à medida que o tempo passa, gerando muitas teorias sinistras a respeito da Santa Sé. Acompanhe conosco alguns mistérios obscuros do Vaticano e veja se consegue dar resposta a esses inexplicáveis e desconhecidos fatos.


 Papisa Joana: a mulher que se tornou papa

foto de joana que se fingiu de homem e se tornou papa
A história possui várias versões. Segundo uma delas, Joana teria sido uma jovem, possivelmente de Constantinopla, que se disfarçava com vestes masculinas para poder fugir da proibição de estudar imposta às mulheres. Era uma moça muitíssimo culta e obteve formação em filosofia e teologia. Chegando a Roma, apresentou-se como monge e surpreendeu os doutores da Igreja com seu vasto conhecimento. 

Joana teria alcançado o papado após a morte do Papa Leão IV, adotando o nome de João VII e ficando como sumo pontífice por pouco mais de 2 anos até ser descoberta ao dar a luz, no meio de uma procissão, pois havia se engravidado de seu amante, um oficial da Guarda Suíça. Existem muitas polêmicas a respeito desta história e, por mais estranho que pareça, alguns historiadores,  acreditam realmente que a Papisa Joana existiu.


verdadeiro terceiro segredo de Fátima  

três crianças portuguesas que receberam os segredos da santa maria em fátima
No ano de 1917,  três crianças da cidade portuguesa de Fátima (Lúcia, Jacinta e Francisco) receberam um conjunto de revelações atribuídas à Virgem Maria enquanto pastoreavam ovelhas. A santa católica lhes transmitiu três revelações proféticas onde a primeira seria a visão de como é o inferno e a segunda, como escapar desse inferno através da devoção à santa Maria.

O terceiro segredo ficou em sigilo até o ano 2000 quando o Papa João Paulo II decidiu torná-lo público. Nele descreve-se uma batalha do bem contra o mal ao estilo do Apocalipse  onde o Papa, outros membros do clero e pessoas comuns seriam mortas, aos pés de uma cruz, por um grupo de soldados. Muitos acreditam que esse não é todo o conteúdo da profecia, ficando a parte mais crítica escondida nos cofres da Igreja. Para essa teoria ficar ainda mais séria, o Papa Bento XVI haveria sugerido em 2010, que o verdadeiro segredo não fora mesmo revelado, no entanto o Vaticano, como sempre, desmente tudo.


O desaparecimento de Emanuela Orlandi

foto-da-garota-desaparecida-italiana-emanuela-orlandi

Em 22 de junho de 1983 Emanuela foi vista pela última vez em um ponto de ônibus, quando voltava da aula de flauta, no centro de Roma. A partir daí ela desapareceu inexplicavelmente. Várias pistas foram investigadas sem se chegar a nenhum lugar. Por ser filha de uma professora do estado do Vaticano pensava-se que isso poderia ter ligação com seu sumiço.

Em março de 2019 a família Orlandi recebeu uma  mensagem estranha e anônima contendo a foto de um anjo em um túmulo de um cemitério dentro Vaticano. Os parentes da garota conseguiram, por meio de uma petição judicial, a abertura de dois túmulos considerados a chave para solução do misterioso caso de desaparecimento. No entanto, quando a polícia abriu as tumbas, elas estavam vazias e as especulações só aumentaram. Teria alguém do Vaticano algum envolvimento nisso? Haveria, esse alguém removido os restos mortais do local antes da chegada da polícia?



As investigações no Banco do Vaticano

homem com maleta fugindo da polícia

O relatório da Estratégia Internacional de Controle de Narcóticos dos Estados Unidos colocou o Vaticano em uma lista de vigilância para lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros por causa da "enorme quantidade de dinheiro" que flui para a pequena cidade através do banco do Vaticano.


Foi Pio XII quem criou esse banco, chamado de Instituto para Obras da Religião que na atualidade é alvo de diversas investigações sobre  estranhas ligações com a máfia italiana além de ser acusado de receber de nazistas ouro e dinheiro que foram saqueados dos judeus. Uma parte desses valores teria sido repassada para ajudar nazistas escondidos na América do sul e na Espanha e outra parte ainda estaria de posse do banco. Esse papa chegou a ser chamado devido a seu polêmico posicionamento de "o Papa de Hitler".


Os papas acusados de sexo promíscuo 

foto do papa joão 12 que fez sexo com a própria mãe

Além das acusações de pedofilia da atualidade, a Igreja Católica teve instantes muito sombrios com alguns de seus papas caindo na prática de sexo totalmente distante dos próprios ensinamentos católicos. Entre muitos podemos citar:


  • Júlio II - provavelmente devido ao esforço físico, por estar mantendo relações sexuais com um pajem (mais jovem e em melhor forma física), Júlio II teria sofrido um ataque cardíaco fulminante.

  • João XII - Foi deposto por um conclave (reunião de cardeais responsáveis por eleger um papa). Diziam que ele havia feito da Basílica de São João de Latrão um bordel e que "gostava de colecionar mulheres", fora as acusações de prostituição, incesto (pois manteve relações sexuais com a própria mãe) e adultério. João XII acabou sendo morto pelo marido de uma das mulheres "colecionadas" bem no momento de consumar o ato sexual adúltero.

  • Bento IX - São Pedro Damião afirmava que ele era "um demônio do inferno sob o disfarce de um padre". Foi acusado de praticar rotineiramente sodomia (sexo anal), bestialidade (sexo com animais) e de ter patrocinado orgias. Em um dado momento Bento IX resolveu que queria se casar e então vendeu seu "cargo" de Sumo Pontífice por 1500 quilos de ouro para o sacerdote João Graciano que se auto nomeou  como o Papa Gregório VI.

O Vaticano tem alta taxa de crimes

silhuetas de suspeitos de furto com as mãos contra a parede aguardando serem revistados

O tamanho do Vaticano é de mais ou menos 44 hectares, sendo assim, ele é o menor país do mundo e caberiam quase 8 Vaticanos dentro do Central Park que fica bem no meio da cidade de Nova Iorque. Sua população gira em torno de 1000 habitantes e também já sabemos que ele é a sede de uma instituição cristã renomada que presta ajuda humanitária e apoio espiritual para milhões de pessoas. 

De acordo com esses dados, era de se esperar que não existissem crimes ali, não é mesmo?? Mas é aí que nos enganamos!!  A minúscula cidade-estado recebe muitos turistas anualmente e isso tem atraído toda a atenção dos batedores de carteira. Cerca de 90 por cento dos furtos que ocorrem no Vaticano não são solucionados, fazendo com que a Santa Sé tenha a mais alta taxa de criminalidade do mundo que é de 1,5 crimes por habitantes.


E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí nos comentários!

Comentários

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO