OS MAIS INCRÍVEIS MISTÉRIOS DO FUNDO DOS OCEANOS E MARES


mergulhador abraçando uma moreia no fundo do mar

Muitas pessoas se surpreendem com os bilhões de dólares gastos em viagens espaciais quando temos os oceanos e mares bem mais próximos de nós e ainda tão pouco explorados. A probabilidade é que conheçamos menos que 5% ou seja, 95% do fundo dessa imensidão de águas é desconhecida por nós e pode conter muitos segredos que beneficiariam toda a humanidade. vejamos então uma seleção de 5 incríveis mistérios das profundezas dos oceanos e mares mais intrigantes:

TUBARÃO COLOSSAL

velejadores passando com caiaque sobre tubarão colossal canibal no fundo do mar
Em 2003, alguns cientistas resolveram marcar um grande tubarão branco de 3 metros para pesquisarem sobre as mudanças de temperatura no oceano. Meses depois, o dispositivo que registrava as informações foi achado em terra firme. Quando os estudiosos analisaram as oscilações de temperatura  gravadas pelo equipamento, ficaram chocados. Conforme a leitura dos dados, o tubarão parecia ter mergulhado cerca de 609 metros,  e nesse momento sua temperatura corporal saiu de pouco mais de 4ºC para 26ºC, rapidamente. Os cientistas sugeriram que ele foi atacado e engolido por alguma coisa. Mas o que poderia comer um grande tubarãozão branco de 3 metros? Um tubarão ainda maior, o tubarão canibal colossal.

ÁGUA VIVA BENJAMIN BUTTON

 águas vivas benjamin button dentro do oceano
Podendo chegar ridiculamente a 1 centímetro de diâmetro, essa criatura marinha tem a mesma habilidade de Benjamin Button do filme "O Curioso Caso de Benjamin Button" que nasceu idoso e a cada ano ele se rejuvenescia. 

A Turritopsis Dohrnii inicia seu incrível rejuvenescimento quando sofre ataques ou se depara com situações que ameaçam sua existência , ganhando o apelido de "água-viva imortal" por ser mais esperta que a morte.


Embora sua espécie seja conhecida há cem anos, os cientistas ainda não sabem exatamente como suas células são capazes de regredir. Se algum dia o mistério sobre o envelhecimento reverso da Turritopsis dohrnii for solucionado, e adquirirmos conhecimento para prolongar a vida dos humanos indefinidamente assim como ela faz, novas questões vão surgir, como por exemplo: quem é que gostaria de viver eternamente? ou como seria um mundo povoado por criaturas imortais?


TRIÂNGULO DAS BERMUDAS 

imagem ligando a Flórida, Porto Rico e as Bermudas criando um triangulo imaginário no mar
A região popularizou-se como local de diversos desaparecimentos de aviões, barcos e navios, para os quais são dadas  explicações desde científicas a sobrenaturais.

Um dos casos mais conhecidos e documentados é o chamado voo 19 em que uma esquadrilha de 5 aviões desapareceu 90 minutos após decolarem da Base Aero-naval de Fort Lauderdale. A Marinha dos EUA colocou em uma operação de busca 249 aviões e 18 navios, porém não encontraram nenhum sinal dos pilotos ou de  possíveis destroços.

Muitas teses foram dadas para tentar explicar esses misteriosos desaparecimentos tais como extraterrestres, campos magnéticos, gás metano explosivo saindo do fundo do oceano, além de  causas naturais como furacões e tempestades.

A PRAIA DOS PÉS CORTADOS

misteriosos pés decepados que apareceram nas praias do Mar de Salish
Desde 2007 vem acontecendo um fenômeno que, até o momento, está sem nenhuma explicação sustentável: pés humanos, na maioria do lado direito do corpo, são encontrados nas praias do Mar Salish que abrangem a Colúmbia Britânica (Canadá) e o Estado de Washington (EUA), trazidos pela maré,  separados do resto do corpo.

As autoridades policiais já tentaram identificar possíveis donos dos membros cortados investigando a lista de desaparecidos nas proximidades mas obtiveram poucas pistas.

As especulações começaram em 2007  quando um pé humano chegou à região. Seis dias depois foi encontrado outro pé. No 7º dia , mais cinco pés humanos, sempre calçados. Várias hipóteses foram levantadas: desde a possibilidade de serem restos mortais de vítimas de tsunamis, passando por acidentes aéreos e assassinos em série. Teve também  uma teoria conspiratória de que seriam partes de pessoas mortas pelo crime organizado. O incrível é que os pés não param de chegar. Em janeiro de 2019 acharam mais um pé que mais tarde (através de DNA) concluíram que pertencia a um homem desaparecido de nome Antônio Neill.

Essas ocorrências de pés cortados não são as primeiras na costa da Colúmbia Britânica. Em 1887 na cidade de Vancouver houve o registro de um membro dentro de uma bota, levando o local em que foi encontrado a ser chamado de Praça Leg-In-Boot ou Praça Perna-Na-Bota. Solução para tanto mistério? Zero.

Fossa das Marianas

A Fossa das Marianas é o lugar mais profundo de todos os oceanos alcançando incríveis 11034 metros de profundidade localizada a leste das Ilhas Marianas no Oceano Pacífico. Se você colar o Monte Everest no fundo da Fossa, ele seria completamente coberto  pelas águas do Pacífico, ficando ainda mais de 2.133 metros de água extra por cima. Por causa justamente da profundidade e da pressão, somente quatro expedições desceram lá com sucesso desde 1960.

Comentários